sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSO A DISTÂNCIA SOBRE FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

CURSO FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS – EaD – Turma II.

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:
Não há taxa de inscrição e/ou mensalidade, exceto o pagamento da taxa de envio o Certificado de Participação, que seguirá via CORRIOS. O valor correspondente a este serviço será de R$ 5,00. Procedimento para depósitos serão informados posteriormente.

DESCRIÇÃO:
O CURSO FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS é voltado a profissionais da área da Educação, Saúde, Gestão e outros segmentos administrativos da educação pública ou privada, bem como interessados na inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e na temática acerca da participação social das minorias.
Espera-se que ao término da programação dos conteúdos os participantes possuam as seguintes competências:
- Domínio dos diversos enfoques teórico-metodológicos relativos à Educação de Surdos e ao processo de inclusão escolar da PNEE;
- Postura crítico-reflexiva com relação ao processo de inclusão escolar da pessoa surda;
- Domínio das competências pedagógicas necessárias para atuar na docência com PNEE;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Gerir sua própria formação contínua;
- Capacidade de se sensibilizar diante fatos e situações de opressão e humilhação das pessoas menos esclarecidas e favorecidas social e economicamente;
- Valorização da cultura local e das demais culturais sociais.
Será critério mínimo para conclusão do Curso, além da participação nos fóruns e postagens das atividades, que o participante apresente um PI – Projeto Interdisciplinar, que compreenderá a uma atividade em grupos de alunos, fruto das suas leituras e trabalhos de pesquisas de campo ou bibliográfica nos moldes indicados no último módulo do Curso, a ser entregue na forma indicada.

OBJETIVOS:
GERAL
Buscar conhecimentos dos fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da Educação de Surdos para que seja possível identificar a língua de sinais, seus espaços, sua possibilidade da emergência de posições didáticas e sua percepção como língua de um povo.

ESPECÍFICOS
Fundamentar a língua de sinais com suas possibilidades na história
Mostrar as resistências da língua de sinais face ao historicismo
Identificar fundamentos legais da educação de surdos
Apresentar os fundamentos da educação dos surdos
Apresentar os fundamentos da educação dos surdos
Procurar refletir a realidade da educação de surdos no Brasil
Fomentar a análise crítica do papel da Educação de Surdos diante da realidade sócio-cultural brasileira
Estimular a discussão das relações existentes entre educação de surdos, cultura e língua de sinais.

CONTEÚDO:
1. Um breve passeio pelas raízes da história de educação de surdos
2. Modelos educacionais na educação de surdos
3. Identidades surdas fundamentando a educação.
4. A História da legislação e educação de surdos
5. Legislação e educação de surdos nos dias atuais
6. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais

METODOLOGIA:
Usaremos a modalidade de educação a distância com fóruns e atividades de estudos em grupos e individuais.
Avaliação será processual através das atividades que serão propostas pelo Mediador ao fim de cada módulo estudado e terá e somará um total de 10,0 (dez) pontos cada, com nota mínima de aprovação a nota 7,0 (sete).

DURAÇÃO E CARGA-HORÁRIA:
O curso tem duração de 45 dias. Iniciaremos no dia 26/10 e concluiremos dia 11/12/2009. As atividades que compõem o curso então previstas para 60 horas de atividades.

CERTIFICADO:
O término do curso se dará quando o aluno (a) realizar todo o cronograma proposto pelo professor/mediador do curso. O certificado será encaminhado imediatamente, após o término do curso.
O certificado será enviado para o endereço informado pelo aluno, em território nacional, até o prazo de quinze dias ou trinta dias, no caso de participantes do exterior, logo após o término do Curso. É importante que o aluno mantenha o endereço, CEP e seu E-mail atualizado.
Os certificados serão registrados internamente na empresa CEFOP-CENTRO FAPAZ DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, mantido pela FAPAZ EVENTOS CIENTÍFICOS E CULTURAIS LTDA, inscrita no CNPJ (MF), sob o nº. 01.337.488/0001-00. No certificado constará de carga horária de 60 horas (sessenta horas), bem como, o programa do curso .
Gentileza divulgar. Inscrições até o dia 22/10/2009. Basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição, para: educsurdo2@gmail.com.