segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RESPOSTA AOS COMENTÁRIOS DO BLOG UPANEMA NEWS

Caro Silva.
De fato a situação continua a mesma e a questão aqui não está em relação a minha pessoa ter gostado ou não, coisa que só interessa a mim.

O laboratório não é um faz de conta não, é uma realidade, seja feio ou bonito, está lá pra qualquer professor ou aluno fazer uso.

Sobre as fotos das “mesinhas” você está muito mal informado e querendo me atingir. Primeiro elas não foram tiradas do laboratório da SUAS não. Elas estavam lá sem uso algum e foram solicitadas pela Secretária Fernanda para suprir uma necessidade da prefeitura.

As fotos foram tiradas por mim com a melhor das intenções, ou seja, a de ajudar a Escola Maria Gorete no intuito de que futuramente ela possa receber um laboratório também enviado pelo MEC/FNDE.

Infelizmente o FNDE não consegue atender à demanda de enviar todas as correspondências em tempo hábil para que as secretarias se adequem para receberem equipamentos de programas do Governo Federal, que diga-se de passagem está sendo o governo que mais investiu em educação nos últimos 500 anos de Brasil.

Explicando melhor: A Secretaria de Educação recebeu um ofício do FNDE dizendo que o município tinha sido contemplado, inicialmente, com dois laboratórios de informática, um para o Maria Gorete e outro para o Vicente de Paula, e o município tinha 30 dias para adequar uma sala, no caso do Maria Gorete, com 10 mesas para computador, instalação elétrica e grades de segurança, e ainda tirar fotos da sala pronta e enviar para o FNDE. Só que quando o ofício chegou só faltavam apenas 5 dias para o prazo do envio das fotos terminar.

O que nós fizemos com autorização da secretaria? Pedimos as mesas emprestadas à SUAS, pois não ia dá tempo para a prefeitura comprar mesas novas para que fossem tiradas as fotos. A prefeitura conseguiu instalar a fiação elétrica e pregou as grades de maneira bem emergencial, pois não tínhamos muito tempo. Passados os dias, a prefeitura adquiriu as mesas cumprindo assim com a sua contrapartida, e quem quiser conferir é só ir lá na escola.
Pois bem, o serviço foi feito, as mesas foram emprestadas (se devolveram ou não, não sei informar), as fotos foram tiradas, por mim se você não sabia, e enviamos para o FNDE. Resultado. As escolas foram contempladas, inclusive o Vicente de Paula já recebeu, e o Maria Gorete está preste a receber.

Fizemos tudo isso pra ver nossas escolas serem contempladas com computadores modernos, fazendo assim o uso pedagógico dessa ferramenta, que é o computador, tão útil para qualquer estudante ou professor.

Como podemos ver não aconteceu nada de anormal, e você queria dá a esse episódio um desfecho trágico, querendo, sei lá, prejudicar alguém. Meu querido não é assim não.

Quando os computadores chegarem lá no Maria Gorete eu espero que você faça um bom uso com seus alunos e que você sempre lembre que eles estarão lá por força de vontade da equipe da Secretaria de Educação da qual eu fazia parte.


(Pra entender melhor sobre a necessidade da minha resposta é só conferir o Blog Upanema News.)

APENAS MINHA OPINIÃO

A educação de Upanema não está às mil maravilhas, nem nunca esteve. Porém eu percebo que nos últimos meses ela tem sido criticada de forma veemente e até mesmo interesseira. Vou explicar melhor. Todos os fatos que atualmente acontecem são problemas antigos, porém só agora estão sendo deflagrados, publicados. Eu acredito que há um interesse muito forte em expor esses problemas e o mais claro, ao meu ver, é o de tentar "queimar o filme" da atual secretária, professora Fernanda Suerda. Não sei o que Fernada fez de tão grave para que haja uma tão frequente exposição de problemas, que repito, não são tão atuais.

O que a Secretaria de Educação realiza não tem sido publicado, nem mesmo pela equipe de comunicação da PMU. O que é publicado é o que ela não faz.

Se Fernanda não está agradando critiquem ela e não a educação como um todo, pois embora ela, Fernanda, seja a pessoa responsável pela educação, toda essa problemática não seria resolvida num passe de mágica, em apenas um ano; e mais, não depende apenas dela a resolução desses problemas.

De fato Fernanda não é tão presente na secretaria, pois ela tem outro vínculo empregatícil, digo mais todos os principais postulantes a assumir essa pasta também tem outro vínculo além do municipal.

Pois é, reitero a dizer, a educação não é a melhor, porém os dados, oficiais e atuais, sobre a nossa educação são resultados de anos afio em que ninguém tinha a mesma empolgação de torná-los públicos e notórios como atualmente está sendo.