terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROVA BRASIL FOI APLICADA NAS ESCOLAS DE NOSSO MUNICÍPIO




Foi concluída hoje a aplicação da Prova Brasil em algumas escolas de nossa cidade, a saber: E. M. Maria Gorete, E. M. Armando Barbalho, E. M. Luzia Miguel, E. M. Vicente de Paula Rocha, E. M. 13 de Maio, E. E. Calazans Freire e a E. E. Alfredo Simonette. O motivo de apenas essas escolas serem selecionadas para a realização da prova é porque elas possuem 20 alunos ou mais nas classes de 5° e 9° ano do E.F. e 3° ano do E.M.
A avaliação foi aplicada pelas professoras Luciene Santos e Fátima Freire, ambas contratada pela empresa Consulplan Avalia, que foi contratada pelo MEC.
A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 5° e 9° ano de escolas públicas. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Agora é só aguardar os resultados dessas provas e ver se nosso IDEB melhorou ou não. Para se ter uma idéia a atual nota do IDEB de nosso município, divulgada em 2007, é 2,6 para os anos iniciais e 2,1 para os anos finais e a projeção para o ano de 2009 é 3,0 para os anos iniciais e 2,6 para os anos finais.

Será que chegaremos lá?