quinta-feira, 9 de julho de 2009

ESCOLA MUNICIPAL MARIA GORETE JÁ POSSUI SISTEMA DE INTERNET BANDA LARGA


Recebemos a informação que na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo foi instalado o sistema de internet banda larga. Esse sistema faz parte do Programa PROINFO, do Governo Federal em parceria com o município de Upanema.
O programa PROINFO está distribuindo computadores em algumas cidades do Brasil e graças o empenho da equipe da secretaria de Educação todas as escolas municipais de nossa cidade receberão laboratórios de informática com acesso à internet.
A Escola Municipal Vicente de Paula Rocha já recebeu os computadores e está faltando apenas uma empresa entregar as mesas dos computadores e uma outra vir instalar o sistema de internet.
Na Escola Maria Gorete os Computadores ainda não chegaram mais a previsão é que o mais rápido possível eles cheguem, pelo menos o sistema de internet já está instalado.
Ponto pra "Educação".

Enem vai ser fase única para ingresso na graduação do IFRN


Quem quiser concorrer a uma das vagas nos cursos superiores de tecnologia e nas licenciaturas do IFRN, a partir de 2010, tem até o próximo dia 17 para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). O exame será usado como fase única para ingresso no ensino superior da Instituição. A medida foi aprovada na última reunião do Colégio de Dirigentes, acompanhando a tendência das demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - só nesta semana, outros cinco institutos federais confirmaram a mesma decisão.


Apesar de aderir ao projeto do MEC de valorização da maior prova do mundo - a previsão para este ano é de mais de 6 milhões de inscritos - o IFRN não fará parte do Sistema de Seleção Unificada. Isto significa que, após o Enem, o IFRN lançará um edital de abertura de vagas para seus cursos superiores. A seleção dos candidatos será feita a partir das notas destes no exame. Dessa forma, o candidato concorrerá exclusivamente a uma vaga no Instituto.


O Colégio decidiu também dar continuidade às ações afirmativas desenvolvidas pelo IFRN - 50% das vagas, em cada curso, serão destinadas a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
Para o ano que vem serão oferecidas 922 vagas para os cursos de licenciaturas, das quais 150 na modalidade à distância, e 402 para os cursos superiores em tecnologia, distribuídas por todos os 11 campi do IFRN e na Unidade de Ensino da Cidade Alta.

PROVA BRASIL SERÁ APLICADA EM OUTUBRO


Entre os dias 19 e 30 de outubro mais de 5 milhões de alunos de todo o país, inclusive os de Upanbema, vão participar da Prova Brasil.

Essa avaliação é importantíssima, pois nos permite acompanhar o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º e do 9º anos de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados nas séries avaliadas, sendo um instrumento para identificar onde o aprendizado está adequado ou onde não avançamos, em que lugares os problemas são maiores e como podem ser resolvidos.

A Prova Brasil serve de base para o cálculo do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do Ministério da Educação, e para o cálculo da Meta 3 do Todos Pela Educação, cujo resultado mostra o percentual de alunos que aprendeu o conteúdo adequado a cada série.

Confira abaixo como você pode conhecer, preparar-se, divulgar e participar da Prova Brasil 2009.
CLIQUE AQUI