segunda-feira, 15 de junho de 2009

MEC ABRE INSCRIÇÕES PARA O NOVO ENEM


As inscrições para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio/2009 foram abertas nesta segunda-feira, 15 de junho e irão até o dia 17 de julho, podendo ser feita por alunos que estão concluindo o ensino médio em 2009. Nesta ano a novidade é que poderá ser realizada somente pela internet.
Os alunos do ensino médio, como também os egressos, interessados em realizar o Exame, deverão preencher a inscrição através do site a seguir: http://www.enem.inep.gov.br/index.php
Depois de realizar a inscrição o aluno deverá conferir se a transferência da mesma foi concretizada, através de uma e-mail enviado pelo portal.
Após a confirmação, o comprovante de inscrição do candidato deverá ser impresso para realização da prova, os alunos de escolas particulares terão que imprimir e pagar um boleto no valor de R$ 35,00 em qualquer agência bancária. Os candidatos que não puderem pagar a taxa de inscrição poderá responder, até o dia 19 de junho, próxima sexta, um termo declarando-se não poder pagar o valor de R$ 35,00. O MEC divulgará no dia 3 de julho uma lista com todos os nomes deferidos na isenção, aí sim os candidatos receberão a confirmação da inscrição.
As questões serão de múltipla escolha com quatro provas contendo 45 questões cada. A prova será dividida da seguinte forma: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação de forma dissertativa argumentativa); ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
A aplicação do novo ENEM acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2009, a divulgação prevista para dia 04 de dezembro e o resultado final com a correção das redações para o dia 08 de janeiro de 2010. As provas terão duração de 04 horas e meia no primeiro dia e 05 horas e meia no segundo, com inicio às 13:00 horas. No sábado, dia 3/10, as provas serão sobre Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E no domingo, dia 4/10, as provas serão de Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e também Redação.
O novo Enem 2009 é uma nova proposta do Ministério da Educação visando unificar o processo seletivo das universidades, visando substituir os atuais vestibulares. O novo Enem 2009 irá combinar a atual forma do Exame com uma abrangência de conteúdos cobrados pelo vestibulares públicos e privados.

Nenhum comentário: