sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS É DESTAQUE EM UPANEMA E BENEFICIA ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS


Segundo, o presidente da cooperativa COOPAVALEASSU, Sr. Adelberto Rocha, filho natural da cidade de Upanema/RN, o município tem grande vocação para agricultura e precisa de mais apoio do município, pois o agricultor com dinheiro, o comércio de Upanema vende e o município se torna mais forte, se desenvolve. O município tem feijão, é grande produtor de mel, carne ovina, carne bovina, tem as frutas, como caju, cajarana e umbu, que são desperdiçadas, tem queijo de qualho de excelente qualidade, além de ser grande produtor de leite, que alguns produtores vão vender até em Mossoró por falta de opção. A prefeitura podia cooperar e ter uma política mais efetiva para agricultura comprando produtos da agricultura familiar do nosso município para merenda escolar.

No ano de 2009, segundo Rocha a agricultura em Upanema foi um dos grandes beneficiados pelos projetos do PAA (PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS da CONAB/RN), esses produtos melhoraram a merenda escolar dos alunos e entidades da cidade. Esses projetos também, diz ele, é fruto da organização dos agricultores do município, que vem há muitos anos lutando na cidade de Upanema e com o importante apoio do sindicato rural local, e esse ano a Associação de Piracicaba/Umari, que trabalham juntas e Associação PALHEIROS III, incentivada pelo presidente do sindicato, Paulino Neto, se organizou e apresentaram projetos para o PAA, a Associação Palheiros apresentou projeto de venda de 5.000 Kg de mel em sache e a Associação Piracicaba apresentou projetos de venda de doce de caju (6.000 Kg) e rapadura de leite (1.000 Kg) e de polpa de frutas (2.000 Kg). Adalberto Rocha também destaca a doação de 10.000 Kg de farinha de mandioca pela CONAB para diversas associações de Upanema, que combateram a fome e desnutrição nos assentamentos, esse projeto só foi possível, com a parceria das associações com a cooperativa COOPAVALEASSU, que deu o caminhão e o óleo diesel para transporte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos que valorizar nossos produtores, gente de nossa terra. Parabéns pela matéria. A propósito, estou lendo seu blog de muito bom grado.